Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Franca e Região

Artigos

Representantes do Sindicato dos Servidores de Franca participaram do 9º congresso da FETAM

O presidente do Sindicato dos Servidores de Franca, Fernando Nascimento, e o vice, Vando Rodrigues, participaram do 9º congresso da Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo (FETAM).

O Congresso contou com uma análise de conjuntura sobre o cenário político atual, em que o momento exige grande mobilização e lutas nas ruas. Além da importância de mostrar para as bases que a situação pode ficar muito pior e que todos devem se unir para a luta.

Assunto de grande importância apresentado no Congresso foi sobre o Estado, Democracia e Justiça Fiscal, em que Dão Real Pereira, expos como funciona a máquina pública, gastos com saúde, educação e outros aspectos do funcionamento e manutenção do Estado. Leandra Perpétuo (ISP Brasil), abordou as estratégias e problemas com as terceirizações no Estado, falando o quanto a sonegação de impostos prejudica a arrecadação no Brasil.

Encontro aconteceu em São Paulo/Foto: divulgação 

As pautas que tramitam no Congresso Nacional com objetivo de retirar vários direitos dos trabalhadores como a PLP 257, foram discutidas no encontro. Ainda na questão dos projetos que prejudicam os trabalhadores, os quais já chegam a mais de 55 no Congresso, foi convidada Lilian Arruda (DIESSE – Brasília) para falar sobre o tema. Ela também fez uma análise política – econômica do momento atual. Além de propor sugestões para combater essa retirada de direitos.

No Congresso, os delegados que possuem cargos na Central Única dos Trabalhadores (CUT), falaram sobre seus cargos e dos trabalhos realizados na luta pelos trabalhadores. Ainda no primeiro dia aconteceu uma análise filosófica sobre o vídeo; Os petistas, os judeus e o nazismo. O que eles têm em comum, pelo filosofo e assessor de comunicação do Sindesp – SP, Eudes Lima.

No segundo dia de Congresso o Assessor Jurídico da FETAM, Miguel Ferrazoni, falou sobre a mini reforma política, regras de candidatura, doações de campanha e dos cuidados que devem ser tomados na hora de realizar a campanha política.

A presidenta da FETAM, Paula Leite, apresentou para os delegados a plataforma da entidade para as eleições de 2016, e também falou sobre as sub sedes pelo Estado de São Paulo e a importância das cidades terem um sindicato. Também foram discutidas em grupos diretrizes e propostas da FETAM para os planos de luta, em relação a conjuntura política atual, justiça fiscal, terceirização, projetos no Congresso Nacional, entre outros assuntos de grande importância para o serviço público.